PÓS-CURSILHO

 

O Pós-Cursilho

O “Pós-cursilho é o meio comunitário destinado a desenvolver e impulsionar a conversão e principalmente a vivência cristã iniciada no Cursilho, para fazer com que as inquietações individuais e dos grupos que ali se originam, cheguem a fermentar de Evangelho a comunidade eclesial e humana e as estruturas temporais. O que se espera do Pós-cursilho é o que se espera de qualquer leigo na Igreja: que construa a Igreja no mundo, caminho para a santidade”.

Acreditamos que o Pós cursilho é o tempo destinado a viver e conviver o “fundamenta Cristão”: praticar, individualmente e comunitariamente, o seguimento de Jesus de Nazaré, ou seja, anunciar com palavras e com a vida o Reino de Deus para que o mundo se converta e creia no Evangelho e, portanto, concretizar o Plano de Deus pela experiência da Graça.

No MCC, o Pós é o tempo mais importante ou decisivo; é o tempo em que se desenvolve a semente da Palavra de Deus; da conversão pessoal, integral e progressiva e da evangélica ação transformadora das estruturas de pecado através da presença de cristãos que são fermento, sal e luz.

Objetivo

Ser eficiente fermento dos valores evangélicos nas realidades terrestres, para transformá-las, e assim sendo mudando estruturas e sistemas pra que o ser humano possa cada vez mais aprofundar o amor dentro dos ambientes que vivemos.

Para isso teremos pelo menos uma pessoa pra auxiliar cada responsável de setor e assim sendo ser mais um braço do PÓS no setor como fonte de assessoria e mensageiro das necessidades tanto do GED quanto do setor.

Atividades

Estamos estudando várias alternativas de fortalecer nosso tripé (Estudo, Oração e Ação).

1. Começamos a pensar numa HORA SANTA, nos fins de semanas quando houver  Cursilho, onde iremos dedicar nossa oração e momentos diante do Sacrário em prol dos que estão em retiro, tanto para aqueles que estão fazendo como para aqueles que estiverem trabalhando.

2. Temos a intenção de realizar almoços nos setores, poderão ser bimestrais ou trimestrais, para que possamos integrar cada vez mais os setores e os cursilhistas sem setor, reforçando cada vez mais a idéia de uma só comunidade, um só coração.

3. Proporcionar a integração entre os setores, de forma a melhorar e ampliar o número de paróquias integradas ao Movimento.

4. Motivar a reintegração dos Cursilhistas afastados, convidando-os à participar novamente das diversas atividades do Movimento (ultreyas , reuniões,escolas retiros etc...)

5. Movimentar casa vez mais, em comunhão com outros responsáveis dentro do Cursilho, tais como Escola Vivencial na formação e estudo, os Jovens nos trabalhos e atividades e o PRÉ na preparação de atividades que eles venham precisar.

Sempre atuando em acordo com as necessidades de nossa Diocese.

Esperamos poder ajudar cada vez mais no trabalho que Deus esta nos oferecendo e cada vez mais sermos bons instrumentos neste caminho que Ele nos proporcionou.

Entre em contato

Casa de Cursilho de Curitiba

  • Rua Padre Paulo Canelles, nº 1000 - Santa Cândida - Curitiba/PR
    Cep: 82.720-350
  • Tel: (41) 3256-9109

    

Menus do site

Cadastre-se em nossa Newsletter